CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba - conhecida mundialmente pela sustentabilidade

« Voltar

 

Pioneira e exemplar quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente.

Curitiba já recebeu inúmeros títulos relacionados ao assunto e é listada como “cidade verde” ao lado de modelos como Copenhagen, Oslo, Amsterdã, Madri, Estocolmo, Vancouver e Portland.

Considerada uma das dez cidades mais sustentáveis do mundo, com 64,5 m² de área verde por habitante, possui a melhor qualidade do ar do país, segundo a OMS. São 36 espaços urbanos de preservação, configurados em parques e bosques, o que explica ter sido selecionada como a segunda do ranking mundial de equilíbrio ambiental.

Entre os parques destacam-se o Barigui, que tem 1,4 milhões de m², lagos ciclovias e o Museu do Automóvel, o Jardim Botânico, que possui uma área de educação ambiental nos seus quase 180 mil m², o Parque do Iguaçu, que possui um zoológico com aproximadamente dois mil e trezentos espécies, um dos cinco mais conceituados do Brasil e o Parque Marumbi, que possui trilhas e está a 1.539 metros de altitude, localizado na maior área de preservação da Mata Atlântica, a 30 km da capital. 

A escolha para ser cidade-sede da Copa do Mundo não foi à toa, Curitiba é a quinta maior economia do Brasil, tem um polo industrial diversificado e é uma das melhores para se investir em toda a América Latina. Sendo assim, possui um forte turismo de negócios e recentemente recebeu o título de “mais esperta” do mundo pela Revista Forbes. Qualidade de vida, boa infraestrutura, diversidade econômica aliados à preocupação de ser ecologicamente sustentável foram alguns dos itens avaliados para receber essa nomeação.

Segundo o Fórum Global sobre Assentamentos Humanos, a capital do Paraná tem iniciativas voltadas à implementação de comunidades inteligentes, baixa emissão de carbono, zero resíduos, meio ambiente e planejamento urbano sustentável, transporte, infraestrutura, construções, economia e habitação verdes,  sociedade harmoniosa e cultura e patrimônio sustentáveis. Além dos prêmios e referências, Curitiba é a única cidade brasileira que integra, como convidada, a C-40 - conferência anual que reúne os prefeitos das 59 maiores cidades do mundo que debatem ações e soluções que contemplam a superação dos desafios do milênio.

Por esses e por muitos outros motivos, a cidade sedia, a partir do dia 16 de junho, os seguintes jogos: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia, na Arena da Baixada. Mais informações sobre a capital paranaense no site do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau: www.curitibacvb.com.br

Modelo de Iniciativa: Condomínio da Biodiversidade (ConBio)

A missão do Programa ConBio (Condomínio da Biodiversidade) é implantar uma rede de áreas naturais, públicas e particulares em bom estado de conservação e mantidas por pessoas preocupadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Em Curitiba, o programa acontece desde 2000. Em 2013, começou a atuar em Campo Largo e, em março deste ano, chegou à Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, com foco na conservação de áreas que contenham rios, nascentes ou cursos d’água.

Durante o tempo de atuação, o programa visitou mais de mil propriedades particulares ensinando boas práticas de manejo e conservação, apoiando a criação de novas Unidades de Conservação (UCs), especialmente as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), promovendo e difundindo a conservação da Floresta com Araucária e estabelecendo parcerias com o setor público e privado.

Outras curiosidades

·         Transporte Público premiado internacionalmente (ILEC - International Institute for Energy Conservation);

·         Eleita pela terceira vez consecutiva com o melhor ensino público do país (2008, 2009 e 2010);

·         Premiada como Capital Mundial do Design (WDC) na categoria Política de Desenvolvimento Urbano (2010);

·         5.ª grande cidade mais arborizada do Brasil (IBGE);

·         Prêmio Global Green City Award - Cidade Verde (Fórum Global sobre Assentamentos Humanos – GFHS -2012);

·         Primeira capital em saneamento básico, 100% da população recebe água tratada (Instituto Trata Brasil - Set/2011);

 




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
PIC - Programa de Incentivo à Capacitação
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Alameda Julia da Costa, 64 - 3º andar - Alto São Francisco - CEP: 80.410-070 - Curitiba-PR / Brasil

Tel/Fax: 55 41 3233-8500 | Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br