.jpg)
Curitiba ocupa a sétima colocação entre as cidades brasileiras com maior número de congressos e eventos internacionais de acordo com o ranking da International Congress and Convention Association (ICCA). Segundo o levantamento, referente ao ano de 2019, a capital paranaense (que ocupava a oitava posição na pesquisa anterior) ficou à frente de Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP) no período. O top 3 do Brasil é composto por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Foz do Iguaçu (PR), respectivamente.
"Curitiba tem potencial de melhorar ainda mais no ranking da ICCA. Estamos trabalhando para termos uma condição privilegiada pós pandemia e podermos estar à frente da concorrência na captação de mais eventos", fala Paulo Iglesias, presidente do CCVB.
É importante destacar que a ICCA determina algumas regras para a composição do ranking, entre elas serem eventos técnico-científicos, registrarem presença mínima de 50 participantes, estarem ao menos em sua terceira edição e serem realizados em países distintos. Por sua importância e credibilidade à nível mundial, uma boa classificação no levantamento resulta em uma valorização espontânea do destino, gerando novas prospecções e ampliando o potencial turístico dos locais em destaque.
Fundada em 1963, a ICCA é considerada uma das referências mundiais das associações do setor de congressos e convenções. É especializada no segmento de reuniões internacionais, fomentando estudos, canais de comunicação e educação, além de promover oportunidades de negócios no setor. Compreende mais de 1,1 mil empresas e organizações membros em quase 100 países e territórios em todo o mundo.
Foto: Tribuna do Paraná
|