CCVB
 
Escolha o Idioma
 
LOGIN ÁREA RESTRITA
 
 
 
 

Curitiba recebe selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

« Voltar

 

Pela terceira vez, Curitiba recebeu o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, que está na 6ª edição.

Curitiba é uma das duas capitais e uma das 65 instituições selecionadas pelo governo federal para receber o selo. O selo é resultado da parceria com a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dentre seis capitais concorrentes, somente Curitiba e Fortaleza, capital cearense, foram contempladas com o selo.

A Prefeitura já promove inciativas que tem compromisso com a igualdade de oportunidades entre as pessoas no mundo do trabalho, e esse reconhecimento reforça um compromisso já existente. O programa é responsabilidade da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal, através do Departamento de Saúde Ocupacional.

O prefeito Rafael Greca reconhece que os temas são polêmicos, e defende a realização de políticas afirmativas, em favor destas pautas. “Curitiba pode ser uma cidade ainda melhor”, diz Greca.

Para o secretário de Administração e de Gestão de Pessoal, Alexandre Jarschel de Oliveira, o selo representa o reconhecimento pelo trabalho de todos os envolvidos nas diversas secretarias e órgãos.

“A Prefeitura busca uma mudança de comportamento que precisa extrapolar a consciência que cada um deve ter sobre a equidade de gênero e raça. Precisamos incorporar essa mudança de visão no nosso trabalho diário, que é voltado ao bem-estar do cidadão curitibano”, afirmou o secretário.

SOBRE O SELO

Para concorer, a Prefeitura de Curitiba respondeu, em 2018, a um questionário sobre ações desenvolvidas pelas secretarias e órgãos em torno do tema equidade, que consiste em reconhecer igualmente os direitos de cada um dos servidores municipais. O relatório final do plano de ação foi construído com a participação dos representantes das secretarias e órgãos que formam o Comitê Intersetorial Pró-Equidade de Gênero e Raça da Prefeitura de Curitiba.

O documento apresenta palestras, campanhas e inciativas que passam por temas como violência contra mulher, assédio moral no ambiente de trabalho, a memória e a presença afro-brasileira na cidade, questões de etnia.

Nesta última edição, devido a pandemia, não houve a visita do comitê do governo federal, mas todos os documentos, fotos, vídeos e links encaminhados foram analisados. As diferentes iniciativas foram abrangidas em um dos eixos do plano de ação – gestão de pessoas e cultura organizacional.

Curitiba foi comtemplada pela primeira vez com o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça em 2011, na 4ª edição, quando aderiu ao programa do governo federal. Recebeu o selo pela segunda vez na 5ª edição, em 2014. Cada edição corresponde ao período de 24 meses, período no qual o plano de ação municipal é monitorado.

Além do secretário Alexandre Jarschel de Oliveira, o diretor do Departamento de Saúde Ocupacional, Guilherme Graziani, acompanhou a entrega do selo em Brasília. A entrega foi feita pela ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves, na sede do Ministério.

 

Fonte: Prefeitura de Curitiba




 


 
 
SOBRE CCVB   CURTA CURITIBA E REGIÃO   ASSOCIADOS   EVENTOS
Sobre o CCVB
O que são os CVBx
Equipe Executiva
Programas e Serviços do CCVB
Sala de Imprensa
Estrutura
Trabalhe com Turismo e Eventos
 
Curta Curitiba e Região
Sugestão de Roteiros
Guia Prático
Aplicativos
Programa Curta Curitiba
Atrativos Curitiba e Região
Sou Curitiba
Programa Vem Ver Curitiba
 
Conheça os Associados
Sobre os Associados
Programa CCVB só pra Você
Campanha Eu apoio Room Tax/Doação para o Turismo
Seja um Associado
Promoções e descontos
 
Realize seu evento em Curitiba e Região
Nosso apoio para seu evento
Locais para o seu evento
Prestadores de serviços
Curta Curitiba mais 2 Dias
Agenda de eventos
Cadastre seu evento
Relatórios
             


Fale conosco: 41 9 8738-1177(WhatsApp) | curitibacvb@curitibacvb.com.br